A situação atual da ABA

Aos queridos associados e astrólogos solidários com as diretrizes da ABA - Ordem Nacional dos Astrólogos e Cosmoanalistas:

Nossa entidade fez a história da astrologia competente e ética e o código brasileiro de ocupações do ministério do trabalho, que nos deu respeitabilidade perante a sociedade. 

Temos tido um grande prejuízo com a manutenção da entidade, com a crise dos últimos anos, quase todos os associados deixaram de pagar. Somente de 10 a 15 associados mantiveram o compromisso de pagar as anuidades, aos quais agradecemos pela boa vontade. 

O valor obtido com esses pagamentos não era suficiente para arcar com as despesas e por isso compromissos que ficariam sem cobertura em 2/3 do ano, foram pagos por muito tempo, do próprio bolso, por Antonio e Vera Facciollo, fundadores e dirigentes do conselho superior.

Por prerrogativas estatutárias, já previstas para os tempos de crise, o conselho assumiu a tutela da entidade nessa situação crítica que ainda perdura.

Por décadas, despesas de contador para cuidar de suas condições fiscais e imposto de renda, de conta bancária no bradesco, e despesas mensais de mais de R$100,00 eram pagos pelo casal Facciollo. 

Com isso, esses anos, acumularam mais 40 mil reais entre ABA e SAESP, assumidos pelo casal - e hoje devidos a eles - para manter viva nossa associação de classe, com diretrizes éticas e técnicas para que a astrologia se mantivesse respeitada pela sociedade. 

Essa situação calamitosa, nos obrigou a encerrar a conta no bradesco e deixar de pagar o contador, mas infelizmente arcando com as despesas mensais. 

Com isso o nosso CNPJ tende a ficar inapto, depois do fechamento da conta bancária e sem o apoio contábil, o que não extingue a entidade, que continuará melhor ainda. 

Somos uma entidade sem fins lucrativos, e não temos negócios comerciais, portanto, com a nova fase que estamos implantando, não necessitamos do CNPJ e nem de conta bancária. 

Isso não encerra a ABA e nem o SAESP, pois estão registrados em cartório e continuarão tendo personalidade jurídica, e estatutos em vigor, e serão mantidos, usando da modernidade da internet para continuar suas diretrizes éticas, técnicas e de qualificação dos astrólogos.

A partir de 2021 não serão mais cobradas as anuidades, por isso, não há mais necessidade da conta bancária que só criava despesas absurdas. 

As despesas da internet serão cobertas por doação pessoal dos membros do conselho superior que continua respondendo pela ABA, uma entidade sem fins lucrativos, mas estaremos abertos à cooperação financeira de colegas solidários para encarar esses encargos. 

É preciso salientar que conforme a informação atualizada de nosso contador, grande parte das igrejas, dos centros espíritas, lojas maçônicas e entidades associativas e clubes não possuem cnpj, e mantém suas atividades solidárias sem interrupção, já que não tem atividade comercial. Também nos informou que um grande número de associações, sindicatos e clubes estão fechando por causa da inadimplência.

Em face do exposto, e com as novas diretrizes, a ABA e o SAESP continuam vivos e ativos, e se houver apoio da comunidade astrológica, não é a intenção do casal Facciollo, cobrar o que elas lhes devem. Cumprimos nosso dever de sermos solidários nas horas difíceis, esperando a compreensão de todos.

O reconhecimento de escolas e cursos e de astrólogos vai continuar e as regras e critérios novos a serem estabelecidos, terão o concurso das escolas já existentes, e dos astrólogos que se mantiveram ativos. 

Vera Facciollo
Presidente do conselho superior

Antonio Facciollo Neto 
Diretor

Renan Leme dos Santos 
Diretor