Uma Interpretação Psicológica do Efeito dos Trânsitos dos Planetas Trans-Saturninos - Parte 2

Tese apresentada no II Congresso Brasileiro de Astrologia (São Paulo, 1982)
Por: Elizabeth Friedrich (ABA – 080)
Publicado no boletim da ABA nº  20 – ano XI - 1984

OBSERVAÇÃO: nesta é a transcrição da palestra  infelizmente, não foram anotados os dados de nascimento dos casos relatados. Mas como são relatos interessantes, decidimos mesmo assim, por sua colocação no Blog, uma vez que, com apenas os dados oferecidos, temos um bom material de estudo.

2º CASO: Moça, 26 anos, fonoaudióloga

A queixa ao procurar-nos foi a de sentir-se muito inibida, ficar vermelha com qualquer observação que lhe façam; além disso, tem um forte espasmo na região oral, que quase a impossibilita de falar.

Examinemos essa queixa astrológicamente: Lua na terceira casa, que é uma casa ligada à comunicação, em oposição à Saturno, que é uma planeta que tem expressão inibidora e repressora, ambos em quadratura com Mercúrio em conjunção com Plutão.

A cliente viveu esses aspectos da seguinte forma: em primeiro lugar da fantasia(Lua na terceira casa) de que suas palavras eram muito violentas e capazes de destruir qualquer ligação (Mercúrio em conjunção com Plutão) e por essa razão ela seria punida e repreendida violentamente(saturno em escprpiºao). A maneira que o Inconsciente dela adotou para a canalização dessas tensão neste caso foi a do espasmo na região oral (Lua em Touro); note-se que a cliente tentou resolver o problema através de sua profissão (fonoaudióloga), porém, por se tratar de uma saída não conscientizada, isso não foi suficiente.

Verificamos ainda, o planeta Netuno, um dos regentes do ascendente da cliente, encontra-se na oitava casa, o que demonstra uma agressividade voltada para si mesma, de forma inconsciente, assim como atitudes dissimuladas, com muita dificuldade de demonstrar o que sente e pensa.

Marte no eu Ascendente em Peixes, faz com que, por um lado, a pessoa em questão fique vermelha sempre que se torna centro das atenções das outras pessoas ( o Ascendente em peixes, dá uma necessidade de ser discreta e, se possível, permanecer no anonimato). Marte, como sabemos,  é um planeta quente e vermelho. Dada a força do aspecto, achamos difícil remover essa queixa através da análise. Verificamos, no entanto, após algum tempo, ouvido o relato da paciente, que o problema central no caso, era o espasmo na região oral.

O planeta associado aos espasmos é Urano, tentamos verificar a partir da analise desse planeta no mapa, qual seria a melhor forma para ajudar a cliente.

Nesse mapa, Urano, é regente da décima segunda casa e  encontra-se em conjunção com o Sol. Procuramos então, descobrir quais foram os momentos astrológicos que corresponderão ao desencadeamento do problema, pois a casa 12, em aquário, significa que o mundo psíquico da pessoa é dinamizado por Urano, regente dessa casa.

Julgamos então, importante, para definir o problema, fazer a seguinte pergunta para a cliente: “ Quando foi que você, sofreu  uma perda súbita, sentindo-se impedida de revelar essa dor?”

A cliente contou então que, aos 7 anos tinha uma boneca de estimação que foi destruída por uma pessoa de sua família, mas quando descobriu o fato teve um choque (palavra tipicamente uraniana) e não disse nada por medo de ser castigada.

Verificamos que nessa época o Sol pré-natal, encontrava-se em conjunção exata com Urano radical, e Urano transitava em conjunção com Mercúrio.

Quando a cliente nos procurou, Urano, encontrava-se transitando em quadratura com Urano radical; segundo seu relato, foi o momento em que havia chegado ao máximo de tensão com consequente agravamento do espasmo muscular na região da boca.

Com a compreensão analítica que passou a ter do problema, da perda do objeto estimado e após uma sequência de sessão de relaxamento, a tensão e a ansiedade diminuíram; tornou-se mais tranquila e, ao parar o tratamento, sua fala estava quase que inteiramente livre e fluente.

3º CASO: Moça – 20 anos- Universitária

A queixa principal nesse caso, foi a de que a cliente tinha acessos de vômitos toda vez que saía para alguma reunião social.

Em sua Carta Astrológica, temos os seguintes aspectos que podemos relacionar ao problema: Sol e Mercúrio em escorpião, na segunda casa (boca) e Plutão, regente de escorpião na décima segunda casa( inconsciente, problemas psíquicos). Mercúrio, que é regente da décima segunda casa, está por sua vez na segunda(donde podemos dizer que os problemas psíquicos originam-se da área oral.

Nesse intercâmbio de posições astrológicas, vemos então a predisposição para a formação de uma problemática psíquica (casa 12) ligada à oralidade (casa 1).

Escorpião tem como parte de suas características a importante função de eliminação radical através de atos extremos, tais como expelir ou expulsar alguma coisa de si mesmo para conseguir se aliviar ou remover a tensão.

Ao vermos escorpião na casa 2, poderemos verificar, que esse mecanismo tal como descrito, tem aqui boas possibilidades de se instalar na região oral, desde que ocorra alguma situação que o desencadeie (como medo, por exemplo).

Verificamos então que a primeira vez que a cliente teve essa reação, foi mais ou menos aos 13 anos, quando seu pai foi busca-la numa festa; já sendo tarde, ao saber que seu pai estava lá, ela ficou com muito medo e começou a vomitar.

Não nos cabe aqui falarmos de outros sentimentos e imagens ligadas às figuras parentais, e seria necessário esclarecer, para entendermos sua dinâmica emocional e psicológica num nível mais profundo.

Ao estudarmos no mapa o que ocorrera, no momento do trauma, vimos que, nessa época, Saturno transitava em oposição com o Sol Radical e o Sol Progredido estava em quadratura com Plutão; houve portanto, uma dinamização do problema.

Quando plutão transitava em conjunção com o ascendente, resolveu procurar ajuda psicológica, porque já sabia, por inúmeros exames que havia feito, que o problema não era de ordem física e sim psíquica.

Com Plutão nessa posição, a cliente estava se autorizando, inconscientemente, a colocar os seus segredos (casa 12) para fora, sem sentir-se ameaçada pelos fantasmas criados pela angústia no momento do trauma.

É, através de uma orientação psicanalítica interpretando sonhos e imagens, que a  cliente pode entender o seu problema, encontrando o alívio esperado.

Através desses rápidos estudos queremos realçar para vocês o valor principal que atribuímos ao conhecimento profundo de seu mapa astrológico de nascimento.

« Anterior