Planetas Retrógrados e absurdos dos maus astrólogos

Ante a seguinte pergunta, aplicável aos planetas rápidos ou lentos:

Mercúrio retrógrado tem alguma influência?

Não perca tempo com isso, quando Mercúrio, Vênus ou Marte estão em bom aspecto com suas posições natais pouco importa se estão diretos ou retrógrados. O angulo bom ou mau é o que conta. Maus astrólogos, maniqueístas, presos ao conceito de bom-para a frente, e mau-para trás, interpretam isso de forma supersticiosa, e sem contato com a realidade.

A retrogradação não existe no espaço, o que ocorre é que em face da grande diferença de órbita entre os planetas, o ângulo visto da terra é que aparece para trás progressivamente até que, com a mudança de ângulo entre as órbitas, volte a aparecer direto.

Portanto a influência é virtual. No virtual sempre funciona como uma retomada, boa ou má conforme o ângulo formado. No bom sentido pode significar um passo atrás" para tomar impulso para a frente. E mesmo no mau sentido relativo pode significar uma mudança de rumo, aparentemente ruim mas na realidade necessária para que você encontre seu verdadeiro caminho. Na verdade não muda o seu horóscopo, muda a sua ótica, o seu visual a respeito.

Quanto aos planetas lentos, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, somente é viável com relação a Júpiter, o mais veloz entre os lentos. mas em geral, desde o seu nascimento, vão se deslocar muito pouco para que sejam significativos. Olhe na efeméride, no mês de seu nascimento, nos dias subsequentes, e vai se dar conta que mudaram quase nada em relação a uma vida.

Muitos livros editados com o único fito de ganhar dinheiro com as várias nuances da Astrologia, explorando, e "chutando", mais um nicho da interpretação, tem causado grandes prejuízos à Astrologia séria e realística. É lamentável, desvia o principiante, e o leva para caminhos escabrosos. Essa parafernália de absurdos é que dá munição aos inimigos da astrologia, para agredi-la.

Atualizado em 26/09/2018

Esclarecimentos sobre:

Revolução Solar


Nós Lunares


Lilith


Quiron


Astrologia Kármica


Lua Fora de Curso


Astrologia Humanista


Orbe de Casas


Aspectos Mundanos e Zodiacais


Planetas Uranianos


Planetas Retrógrados