Astrologia na Segunda Guerra Mundial

Por: Dick Mundine / Ansa / U. H. 10/12/1974
Publicado no boletim da ABA nº  18 –  Janeiro de1982 sob o título de - Uma arma dos ingleses contra os alemães: Os Astros

Londres – Em pesquisa num subúrbio de Londres, descobri um livro que revelou aos ingleses que em tempos de guerra, o serviço secreto fazia aliança até com a astrologia: eram as memórias de Louis de Wohl, que foi, de 1940 a 1945, o astrólogo do Estado maior Britânico.

Filho de um oficial de cavalaria, no antigo Exército Real Húngaro, Louis de Wohl era romancista de profissão. Mas a sua especialidade, a Astrologia.

Chegando em 1935 a Londres, no verão de 1940, Wohl declarou-se convencido que a primeira necessidade estratégica dos ingleses era a guerra astrológica contra Hitler. Uma vez que o Fuhrer tinha seis astrólogos entre seus assessores pessoais.

Se Wohl fizesse os mesmos cálculos dos astrólogos de Hitler, conseguiria saber e conhecer exatamente aquilo que os cálculos alemães aconselhavam ao inimigo.

O importante, porém, era convencer os ingleses desta magnífica descoberta.

O Verão do Medo

O verão de 1940, foi na Inglaterra, a estação do medo. Um medo louco e o serviço via espiões até nas libélulas que pairavam nos pântanos.

A população ouvia o estrépito da invasão alemã em todos os comboios que á noite percorriam as estradas desertas do interior. E foi também a estação na qual todos os fugitivos por motivos raciais chegados a Londres, viram sua sorte florescer naquele arranha-céu das intrigas que se chamou MOI – o Ministério das Informações – onde foram inventadas coisas interessantes como o Departamento de Guerra Psicológica.

Wohl, inventor da “guerra astrológica”, encontrou um apóstolo no então, primeiro ministro romeno Tilea. Este chamou Wohl para explicar a sua teoria perante uma pequena comissão de políticos influentes; no decorrer de poucos dias o Duque de Alba, então Embaixador da Espanha, convidou-o para um jantar na embaixada e apresentou-o ao Ministro das Relações Exteriores Lorde Halifax e os Lordes Londonderry. Uma poltrona de honra fora colocada na sala por Lorde Halifax e duas alas de cadeiras formavam um círculo: Wohl sentou-se em frente ao Lorde Halifax e, o Duque de Alba, convidou-o a explicar sua teoria estratégica do horóscopo de Hitler.

Wohl falou durante uma hora; de quando em quando, Lorde Halifax lhe fazia perguntas e os fatos essenciais da guerra astrológica foram assim expostos e analisados. Poucos dias depois, Wohl foi apresentado aos diretores gerais das forças armadas e, no início do outono, ele criou um departamento denominado Departamento de Pesquisas Psicológicas.

A Estratégia subia(ou descia) nos mistérios eleusinos da astrologia.

No  fim de  três meses, Louis de Wohl tornou-se o mais estranho funcionário de todos os bizarros departamentos criados durante a guerra; tornou-se o oráculo oficial da Grã-Bretanha, o astrólogo do Estado.

Era um cargo tão incrível que, o Ministério da Guerra não ousou jamais revela-lo ao público.. E quase por pudor, o departamento de Wohl, foi relegado ao quinto andar do Grosvenor House Hotel em Park Lane: em dois cômodos quartos, Wohl dormia, comia e estudava as estrelas que á noite brilhavam sobre o Hyde Park em frente.

Não havia um mocho, nem mesmo retortas, mas era cercado por não menos misteriosos e impressionantes mapas do céu.

Contava, contudo, com um assistente oficial, um tenente do serviço de inteligência, que era uma espécie de ligação entre o Estado Maior e o astrólogo. Todos os fins de mês, ele levava a Wohl o seu salário em dinheiro, mais a ajuda de custo. Depois de alguns meses, Wohl foi promovido a capitão e uniformizado.

Foi um profeta muito útil. Durante os cinco anos, encheu milhares de folhas de papel com os seus horóscopos. Entre uma previsão e outra, forneceu horóscopos de todos os comandantes e generais aliados e inimigos; e para uso e consumo de Churchill e seus assessores particulares, “pitonizou o planeta” dos políticos, do rei e das nações em geral.

Uma batalha vitoriosa

Em fins de 1940, pediu-se a Wohl que fizesse uma previsão categórica sobre o medo que fazia toda a Inglaterra tremer: “quando Hitler começará a invasão?”

Quem lhe havia pedido esse novo relatório astrológico? Wohl no seu livro não cita nomes, mas nas suas memórias diz: “A minha resposta foi esta: nenhum astrólogo com um miligramo de bom senso, poderia encorajar Hitler a lançar-se em uma aventura tão arriscada sob os presentes sinais das constelações. Nenhuma invasão será realizada assim, antes de maio de 1941, quando o planeta Júpiter se encontrará em conjunção com Netuno, no aniversário de Hitler.”

A batalha do Cabo Matapão, foi a vitória do Almirante Cunningham; mas foi também a vitória do astrólogo oficial Wohl. De fato, desde 20 de novembro, o astrólogo havia descrito em um horóscopo os “poderosos aspectos” do Almirante Cunningham e vaticinara que o Almirante obteria uma grande vitória entre 27 de março e 05 de abril. E foi precisamente a 27 de março de 1941, que os navios italianos partiram e foram avistados pelos aviões britânicos. No dia seguinte, aconteceu a Batalha de Matapão, com o famoso ataque noturno do Almirante Cunningham. Wohl havia previsto a batalha naval, 127 dias antes que acontecesse.

Wohl escreveu também nas suas memórias sobre a vitória que previra do Marechal Montgomery em El Alamein. “Um oficial de alta patente”, pedira-lhe que estudasse dois horóscopos: mas lhe havia fornecido apenas duas datas de nascimento, sem lhe indicar nem a hora, nem o lugar. “Qual destes homens derrotará o outro?”, perguntara o alto oficial a Wohl. O astrólogo deduziu que se tratava de Rommel  e de Montgomery. E depois de estudar os astro previu a vitoria dos ingleses. Montgomery havia nascido a 18 de novembro de 1887, “sob a constelação de Marte em Virgem, a precisa, metódica solteira que sabe exatamente onde se acha tudo que possui e vigia, no seu devido lugar. Ela não se moverá enquanto tudo não estiver pronto até seu último botão. Imponha-se isto ao caráter de um valoroso soldado e obter-se-á assim, um general que não atacará enquanto não estiver absolutamente certo de poder vencer. Este general arriscar-se-á, somente quando souber que está capacitado a enfrentar tais riscos. Assim, dados dois exércitos de quase igual força e qualidade, com mais ou menos o mesmo “handicap”(desvantagem), eu apontarei sem hesitar o general cuja data de nascimento é de 17 de Novembro.”

Assim foi a guerra astrológica dirigida pelo capitão Louis de wohl, astrólogo do Estado. Ele não teve na Inglaterra nem rivais, nem concorrentes. E por certo, teve mais sorte que os seus rivais alemães, porque o principal astrólogo de Hitler, Karl Krafft , foi morrer em Buchenwalt.

Hoje, nos arquivos do ministro da Guerra Whitehall, já não existe o cartão de Louis de Wohl: para efeitos oficiais, ele estava registrado sob um falso nome, um nome inglês .

Se algum leitor achar difícil, acreditar no que escrevi, pode ler o livro de Wohl ou sugerir a qualquer editor que o publique em outros idiomas: The Stars of War and Peace, publicado em Londres em 1952 pelo Editor Rider.