Uma Interpretação Psicológica do Efeito dos Trânsitos dos Planetas Trans-Saturninos - Parte 1

Tese apresentada no II Congresso Brasileiro de Astrologia (São Paulo, 1982)
Por: Elizabeth Friedrich (ABA – 080)
Publicado no boletim da ABA nº  20 – ano XI - 1984

OBSERVAÇÃO: nesta é a transcrição da palestra  infelizmente, não foram anotados os dados de nascimento dos casos relatados. Mas como são relatos interessantes, decidimos mesmo assim, por sua colocação no Blog, uma vez que, com apenas os dados oferecidos, temos um bom material de estudo.

Entre as analogias que somos levados a fazer ao estudarmos os planetas, destacam-se os componentes emocionais e psicológicos associados a cada um deles. Temos por exemplo, no caso de Vênus, descrições que associam esse planeta a todas as manifestações artísticas, características de beleza física, preocupações de ordem estética, tudo que está relacionado, enfim, ao equilíbrio e à harmonia de cores, sons, texturas; e de acordo com a posição do planeta no horóscopo, tais qualidades vão ser sentidas na área ocupada pelo planeta – por exemplo uma Vênus na casa do horóscopo associada aos bens materiais poderá favorecer este lado da vida da pessoa.

Todavia, ao nos determos mais sobre a natureza desse planeta, e ao observarmos os efeitos dos trânsitos de outros planetas sobre ele, podemos observar que a ressonância emocional provocada pela ativação do planeta, é também muito profunda.

Assim, por Vênus ter uma ação primordialmente de UNIÃO, vamos ver que qualquer desarmonia que aconteça com o planeta, provocará exatamente, num primeiro momento, a perda do interesse pelos contatos com o outro, com uma conseqüente sensação de falta de afeto – primeiro a nível inconsciente e depois concretizada objetivamente em alguma situação vivida (separação, morte do parceiro, traição, etc).

Seguindo este mesmo raciocínio, tentaremos demonstrar a seguir, a partir de nossas observações, os efeitos equivalentes no caso dos planetas: Urano, Netuno e Plutão.

A importância desses três planetas é muito grande, dado que suas manifestações estão basicamente restritas ao domínio inconsciente; expressam-se de forma bastante sutil, não sendo facilmente apreensíveis de uma análise psicológica que se detenha sobre as áreas psíquicas correspondentes a esses planetas.

Assim, como diz Stephen Arroyo, ao sofrer o trânsito desses planetas, o indivíduo  experimenta profundas alterações nas seus modelos de pensamento; mudanças em seu nível de consciência psicológica, em seu estilo de vida e em sua capacidade de auto-expressão.

A partir de uma analogia bastante simples, sabemos que os planetas até  Saturno são observáveis a olho nu, do que se conclui que as realidades psíquicas correspondentes a eles também são “visíveis”, isto é, conscientes e identificáveis sem grandes dificuldades.

Os planetas que se localizam além da órbita de Saturno são impossíveis de serem observados diretamente, seguindo-se daí, portanto, que sua manifestação é sentida basicamente a nível inconsciente.

Seus efeitos são sentidos e percebidos pelo homem como manifestações estranhas, misteriosas, difíceis de serem explicadas ou muitas vezes inexplicáveis; e são frequentemente vividos de forma projetiva, ou seja, justamente pelas dificuldades de identificação dos componentes psíquicos a atuarem nesses casos, o indivíduo é facilmente levado a atribuir esses acontecimentos a causas exteriores, e a jogar a culpa nos outros.

Passemos agora a observar esses dados:

1º CASO: Moça, 25 anos, solteira, escolaridade secundário completo

Neste caso observamos que o planeta Netuno encontra-se na oitava casa, no signo de escorpião, em oposição ao planeta Marte em Touro na segunda casa. Marte faz também uma quadratura com Vênus, regente da segunda casa, e com Urano que se encontra em oposição à Vênus; Netuno faz ainda uma quadratura com Mercúrio e com Urano, que estão em oposição um ao outro.

A cliente revelou um quadro clínico de muita ansiedade, forte sentimento  de inferioridade, e algumas tentativas de suicídio.

A ansiedade, assim como outros sintomas apresentados, podem ser identificados no mapa astrológico da cliente, através do planeta Netuno e de todos os aspectos que ele recebe de outros planetas.

Uma das formas pelas quais a ansiedade pode ser descrita é a de uma sensação de apreensão vaga e não específica, que não se vincula necessariamente a um objeto. Netuno é o planeta comummente associado á vivência do vago, indefinido, ilusório, etc.

No nosso caso, podemos observar que Netuno recebe aspectos de Marte e Mercúrio, que são planetas rápidos em sua trajetória e de Urano que, embora lento em sua marcha pelo céu, tem uma função dinâmica e a ecelerada.  Podemos, portanto, verificar a predisposição desta pessoa à viver estados ilusórios, uma vez que existe essa hiper-excitação (Mercúrio, Marte, Urano) pela acentuação do efeito desses planetas, na área psíquica (Netuno).

Como é que essa tensão toda é extravasada?

Temos novamente a resposta através do mapa: no plano emocional a ansiedade, é vivida por essa pessoa, através de fantasias sobre a morte, Chegando até á tentativa efetiva de matar-se como forma de solucionar o problema (Netuno na oitava casa); no plano físico essa tensão era vivida através de um hiper-tireoidismo (marte na segunda casa em touro, regendo seu ascendente), portanto uma agressão (Marte) ao físico (ascendente) na região da garganta (Touro).

Como dissemos, o mapa revela uma predisposição que poderia revelar-se em vários sentidos ou mesmo não se tornar manifesta.

Através do relato feito pela cliente, observamos que o inicio do drama deu-se com o nascimento de sua irmã, quando a cliente tinha 7 anos de idade.

Verificamos através de cálculos de Progressão para essa idade que, além de outros aspectos, havia um especial: o trânsito de Netuno em quadratura com o Sol pré-natal. Nos nossos cursos ressaltamos a força e a importância dos aspectos pré-natais que ainda não são compreendidos e valorizados por algumas linhas de interpretação astrológica.

O trânsito em questão evidencia uma acentuada distorção da visão (Sol) da cliente, tanto objetiva (Olhos) quanto subjetiva (consciência). Isso se dá devido ao fato da função solar- a visão , o consciente – ter sido afetada pela presença de Netuno, que provoca uma dissolução do que até então estava sob controle.

Na descrição de Sergio Domingues, dissolver significa desconhecer limites e interpenetrar-se a esta e à imagem da ação de Netuno.

Gostaríamos de mencionar nesse ponto o relato da paciente, por ocasião da queixa sobre qual era seu problema: “ Até minha irmã nascer, eu era boazinha; após seu nascimento, fiquei capeta e dei todas as minhas virtudes para ela.”

Nestas breves palavras, podemos observar a confusão e interpenetração ocorridas entre a imagem que a cliente tinha de si mesma, com a imagem que fazia da irmã, que segundo ela, ao nascer, “rouba” as suas qualidades. Em cima dessa confusão(“fundir com”) gera-se o conflito e, a partir disso, a ansiedade, caracterizada pelo medo da perda total de limites.

Na época em que a cliente nos procurou, observamos a existência de um Netuno em trãnsito, fazendo um sextil com o Sol radical. Por ser um trânsito da mesma natureza que gerou o conflito, havia condições para a cliente re-conhecer (conhecer novamente) as imagens, idéias e emoções que desencadearam todo o processo.

“Semelhante cura semelhante” – esta lei da homeopatia, colaborou efetivamente, para entendermos o quadro clínico dessa cliente, e o fator mais importante, para podermos ajuda-la: qual o momento ideal para a eliminação do sintoma e conseqüente diminuição de sua ansiedade.

Continua »